Garantia de produtos: Conheça as modalidades

O prazo de garantia dos produtos garante que o consumidor não irá arcar com o custos caso o produto venha a apresentar algum tipo de defeito ou até precisar de uma eventual troca. Existem pelo menos três modalidades de garantia: a garantia contratual, a garantia estendida e a garantia legal.

A garantia contratual é a que conhecemos como garantia do fabricante. Ao contrário do que muitos pensam, essa não é obrigatória. A garantia contratual começa a vigorar a partir da data emissão da nota fiscal, com prazo e condições impostas pela empresa.

A garantia estendida é responsabilidade de uma terceira empresa, sem vínculo com o fabricante. Na verdade, trata-se de um seguro. Dentro desta há ainda três modalidades: a original, igual a garantia de fábrica; a original ampliada, que possui acréscimos a original; e a diferenciada, que é menos abrangente.

E, por último, a garantia legal, que está prevista no código de defesa do consumidor. Ou seja, o consumidor tem o prazo de 30 dias para reclamar de problemas com produtos não duráveis e 90 dias, se forem produtos duráveis.

Fique atento a essas informações e lembre-se que você não é obrigado a adquirir a garantia estendida no ato da compra do produto.

COMENTE!

Travessa Francisco P. Coutinho s/n - Boca do Rio, Salvador -Ba

(71) 2107-1300/ (71) 3271-2515 | artemp@artemp.com.br | Show room: (71) 3345-4400

Design e desenvolvimento: CDLJ Publicidade